Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Androids & Demogorgons

TV KILLED THE CINEMA STAR

Androids & Demogorgons

TV KILLED THE CINEMA STAR

27 de Maio, 2020

UnREAL: Os Reality Shows à Lupa

TVCine Emotion

Sara

A segunda temporada de «UnREAL» estreou no TVCine Emotion esta noite, pelas 22h10. Texto originalmente publicado aqui.

1.jpg

Ainda que longe do impacto de audiências de outros tempos, os reality shows mantêm-se bastante presentes no quotidiano das grelhas televisivas. Entre fórmulas bem conhecidas e tentativas de inovação, a verdade é que o tópico permanece atual e até quem não acompanha se vê submerso de notícias relacionadas com estes programas a cada acontecimento mais polémico. Um bom exemplo disto mesmo é a expulsão ocorrida ontem no BB2020.

Uma alegoria do que podem ser os bastidores dos reality shows e programas de variedades, «UnREAL» denuncia um sem fim de possibilidades que coloca em causa a autenticidade deste tipo de conteúdos. Por um lado, a facilidade de manipulação a que os concorrentes estão expostos, além da ténue barreira que separa o mundo real e o mundo televisionado; e que nem sempre é fácil de separar.

2.jpg

Incumbida de produzir a nova temporada de "Everlasting", Rachel (Shiri Appleby) não tem um desafio fácil pela frente: manter ou aumentar as audiências do reality afigura-se uma tarefa impossível. Decidida a incluir o primeiro protagonista afro-americano, Darius Beck (B.J. Britt), Rachel tem de superar algumas barreiras e receios das hierarquias superiores, ao mesmo tempo que conta com a ajuda de Quinn (Constance Zimmer) e continua a confundir os limites.

Com o drama sempre em alta e uma sucessão de twists sensacionalistas, «UnREAL» transforma-se no próprio produto que quer criticar, criando uma realidade interativa e que "provoca" a audiência. Ainda que viva muito à superfície e aposte num tom construtivo mais light, a série criada por Marti Noxon e Sarah Gertrude Shapiro alia o divertimento à análise crítica dos reality shows e pode ser um bom "snack" para acompanhar nas próximas semanas.